Atenção ao Paciente (21) 97890-0414

Mastectomia Masculinizadora FTM no Rio de Janeiro

Objetivo principal:

O objetivo da mastectomiamasculinizadora (FTM) é dar uma aparência masculina ao tórax em pacientes que optaram pela transição de gênero (homem trans) ou em pacientes neutros ou não-binários. Esta mudança da conformação do tórax é atingida realizando, no mesmo procedimentos, três etapas complementares:

  • Mastectomia quase total
  • Reconstrução da aréola e mamilo
  • Lipoaspiração acima e do lado das mamas
  • Lipoenxertia (opcional) para hipertrofiar o músculo peitoral maior

Para quem é indicada esta cirurgia:

Em 90% dos casos, fazemos esta cirurgia em pacientes que usam hormônios (testosterona) e que estão fazendo a transição FTM, sendo esta uma das últimas etapas.

Após este procedimento, não será mais necessário o uso do binder. Em 10% dos casos, recebemos pacientes neutros ou não-binários que optaram por não usar hormônios e que não querem ter os seios como critérios definidor do gênero.

Existem várias técnicas descritas por diversos autores e sempre levamos em conta a melhor posição para deixar a cicatriz o menos perceptível possível. Por isso não usamos as técnicas em T invertido e nem a em disco voador, pois a cicatriz fica muito visível. Sendo assim, temos que pensar na técnica que remova o máximo possível de tecido mamário e deixe a cicatriz bem aceitável. Para pacientes em uso de testosterona, isso será mais fácil pois os pelos do tórax ajudam a esconder a cicatriz.

Veja aqui as DUAS principais formas de se realizar a mastectomia masculinizadora.

Mastectomiamasculinizadora Horizontal (doubleincision)

É mastectomia mais utilizada pois serve para seios médios e grandes, permitindo retirar grande quantidade de pele e glândula mamária. Permite uma redução importante de seios volumosos, ou seja, mesmo que sejam seios grandes, temos condições de proporcionar um tórax reto e masculino, com aréolas pequenas.

Como é feita a mastectomia horizontal?

Desenhamos um grande fuso de pele, horizontal, que permitirá a retirada de uma grande quantidade de pele. Este desenho passa logo na base da mama e engloba também a aréola e o mamilo.

Estes dois serão retirados em bloco, ou seja, junto com toda a pele e glândula. Por isto, esta técnica permite grandes reduções de volume. Depois disto, retiramos mais glândula da parte superior do tórax, bem acima do desenho horizontal inicial. É comum usar drenos neste tipo de cirurgia.

O material retirado varia bastante de peso, podendo chegar até 1,5 kg por cada lado. Iniciamos as suturas internas em várias camadas até chegar na pele. Costumo usar uma sutura absorvível interna. No final aplicamos um curativo especial que quase não precisa de troca ou usamos a fita-cola, que ficará no lugar por 20 dias. Não usaremos pontos externos na cicatriz horizontal.

Como é feita a reconstrução da aréola e mamilo?

Depois da retirada do volume mamária, com um tórax já plano, faremos um cálculo muito preciso da posição das aréolas, pois a aréola masculina é um pouco mais divergente do que a feminina. Não utilizamos uma medida padrão, sempre calculamos conforme a largura do tórax. Em paciente magros com tórax estreito usamos uma medida de 10 cm a partir da linha média do corpo. Pacientes de tórax médio, em torno de 11 cm a partir do centro. Em pacientes com tórax largo, podemos usar 12 ou até 13cm. Quando isso tudo for calculado, faremos o enxerto do mamilo e da aréola.

Importante dizer que a aréola masculina não tem a função de amamentar, por isso ela é bem menor, deve ficar com diâmetro máximo entre 15 e 25 mm. Nos casos em que o mamilo for muito grande, também faremos a redução ou do diâmetro deste, ou da projeção (altura) ou as duas coisas juntas. É colocado um curativo especial, chamado de curativo de Brown, para proteger este enxerto, pois o tecido da aréola e do mamilo é muito fino e delicado. Nosso índice de pega ou de sucesso da enxertia de aréola e mamilo é de quase 100%.

Importante salientar que como o mamilo e a aréola foram desconectados do corpo e depois foram enxertados, haverá uma perda de sensibilidade em 100% dos casos. Esta perda da sensibilidade faz parte da técnica e alguns poucos pacientes nossos relataram um volta da sensibilidade meses depois mas sugerimos não contar com esta sensibilidade.

Mastectomia masculinizadora periareolar:

Indicada para seios pequenos, tem a grande vantagem de não necessitar da retirada da aréola e do mamilo no começo da cirurgia, ou seja, estes permanecerão conectados à pele o tempo todo do procedimento. Neste tipo de técnica temos um índice de preservação da sensibilidade muito alto, em torno de 95%.

Como é feita a mastectomia periareolar?

Dr. Alexandre vai calcular quanto de pele e tecido mamário (glândula) devem ser retirados e fará um desenho parecido com um círculo ao redor da aréola, daí o nome mastectomia periareolar. A primeira etapa da cirurgia da mastectomia consiste na retirada da glândula em si, na maior quantidade possível.

A segunda etapa é a marcação de quando de pele sobrou e deve ser retirada. Após estas duas etapas, sempre fazemos uma pequena diminuição da aréola, pois é uma característica do homem ter uma aréola menor do que a da mulher.

Nas mulheres, uma aréola deve medir entre 4 e 5 cm, nos homens não deve passar de 25 mm.

Se houver necessidade, o mamilo pode ser diminuído nesta etapa também. Após todos estes tempos cirúrgicos, iniciamos a sutura em round block, ou seja, uma sutura circular que permite aplainar o tórax e fechar toda aquela área de pele que foi removida.

Por que fazemos uma Lipoaspiração de tórax em alguns pacientes?

O principal motivo é que existem um prolongamento da mama em direção à axila. Para evitar de fazer uma cicatriz grande, usamos a lipoaspiração para remover o conteúdo sem corte. O outro motivo são pequenos depósitos de gordura que costumam aparecer acima e do lado da mama e que ficarão muito visíveis após a mastectomia. Para evitar que estas gordurinhas chamem a atenção no futuro, já indicamos a lipoaspiração junto. Importante dizer que é um procedimento opcional, só será feito se a pessoa tiver interesse em remover este acúmulo de gordura.

Como é feita a hipertrofia do músculo peitoral?

Usamos a gordura lipoaspirada para injetar dentro do músculo peitoral maior, para termos uma maior definição do tórax. Tal procedimento é opcional e muito indicado em pacientes que malham bastante e que já tem algum grau de definição muscular e querem mais hipertrofia. O uso da testosterona também vai ajudar nesta definição e hipertrofia muscular.

Como é a recuperação?

Todos nossos pacientes recebem duas sessões de Fisioterapia, sendo que a primeira sessão é feita dentro do hospital e inclui: Drenagem Linfática, Laser/LED e Tapping.

A alta acontece no dia seguinte à cirurgia e o primeiro retorno se dá 3 dias depois. A recuperação costuma ser um pouco mais difícil nos primeiros dez dias pois é uma cirurgia grande mas depois deste período o corpo reage e a recuperação fica mais fácil. Não temos observado dor no pós-operatório de nossos pacientes.

Vou ter dor no pós-operatório?

Não, nossos pacientes não referem dor, nem na região da mastectomiaenem na região da lipoaspiração quando esta é feita.

Sempre haverá o edema e algumas manchas roxas, por isso será necessário usar um colete de pós-operatório durante dois meses.

Quando são retirados os drenos?

Nossa técnica está em constante evolução e hoje em dia ficamos muito felizes de dizer que o dreno quase sempre é retirado no primeiro retorno após a cirurgia. A retirada do dreno é indolor.

Quando vou retirar os pontos?

Usamos sempre que possível pontos internos e absorvíveis, ou seja, você quase não terá pontos por fora. Um local onde estes são necessários é na aréola, nos casos da mastectomia horizontal onde sempre fazemos o enxerto. Nestes casos os pontos são retirados de 10 a 14 dias depois.

Vou precisar trocar de curativo toda hora?

Não, sempre usamos curativos especiais ou então a fita-cola chamada Dermabond Prineo. Nestes dois casos, você NÃO precisará ficar trocando os curativos.

Quando estarei recuperado?

Com 15 dias você poderá fazer atividades leves, como pequenas caminhadas. Após um mês, poderá fazer todas as atividades básicas do dia a dia como dirigir e trabalhar e levantar os braços. Alguns exercícios já serão liberados nesta data. Para fazer todos os exercícios de forma muito intensa, pedimos de 2 a 3 meses. Todos nossos pacientes recebem uma cartilha de pós-operatório que explica em detalhes estas etapas.

Em resumo:

Nosso acompanhamento dura 6 meses e você terá um grupo de Whatsapp para tirar todas as suas dúvidas. Nossa equipe é composta por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que estarão junto de você em todas as etapas. A recuperação é bem tranquila e somos referência em mastectomia masculinizadora, recebendo pacientes de todo o Brasil e de fora também. Nossos métodos estão sempre melhorando e estamos sempre trazendo algum benefício novo para nossos pacientes, como por exemplo, menor tempo de dreno e retorno precoce às atividades. A ausência de dor e uma cicatrização muito fina também são pontos altos relatadas por nossos pacientes.

Mastectomia masculinizadora em disco voador

Ficou interessado?

Assista ao vídeo abaixo e descubra as experiências que o nosso paciente Rangel obteve na sua cirurgia FTM.

COMO FAZER UM PROCEDIMENTO COM O DR. ALEXANDRE CHARÃO:

A Cirurgia Plástica brasileira é muito conhecida ao redor do mundo, isto começou a acontecer com os trabalhos do Dr. Ivo Pitanguy que elevaram os padrões mundiais da moderna cirurgia plástica.

Na clínica do Dr. Alexandre Charão, desenvolvemos diversos protocolos para elevar nossos resultados e o conforto no pós-operatório. São anos e anos de experiência que conseguimos resumir nos textos deste site. Nossos pacientes vêm de diversos países ao redor do mundo e todos eles relataram as seguintes vantagens de fazer o procedimento no Brasil:

  • alta capacidade técnica
  • custos menores
  • atendimento mais amigável do que em outros país
  • equipe completa para facilitar sua rápida recuperação
  • segurança em todas as etapas

O próximo passo para você resolver o que te incomoda é agendar uma consulta com o Dr. Alexandre Charão, para isso, basta clicar no botão de contato abaixo para falar com a equipe do Dr. Alexandre Charão.

Depois que você fizer contato, enviaremos um link para pagamento da consulta e esta será agendada rapidamente.

Dr. Alexandre Charão atende na cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis.
Para maiores informações, entre em contato.

O que achou? Deixe seu comentário​

Conectado como ad.charao. Edite seu perfil. Sair? Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *