• Rio de Janeiro: (21) 2137-5444 | (21) 97660-4480
  • B. Camboriú: (47) 3046-8280 | (47) 9 9274-1896
  • contato@guiadacirurgiaplastica.com.br
otoplastia rio de janeiro
  • 0

A otoplastia, ou como também chamada, a cirurgia da orelha, pode ser uma opção para pessoas que têm as orelhas desfiguradas ou salientes, e desejam mudar a forma, as proporções ou a posição delas.

otoplastia no rio de janeiro preço

O que é a otoplastia?

A cirurgia da orelha faz a correção em alterações existentes em sua estrutura que estão presentes desde que o paciente nasceu, mas que só se acentuou durante o crescimento, ou até mesmo que que ficou com algum defeito após alguma lesão.

Esse procedimento gera uma forma natural nas orelhas, o que pode dar equilíbrio e proporção nelas e à face. Se a correção for para locais menores, a pessoa poderá ter benefícios na sua aparência, e consequentemente em sua vida.

Um bom resultado da cirurgia dependerá da sua sinceridade sobre as questões levantadas durante a consulta, como o motivo pelo qual deseja realizar esse procedimento, o seu atual uso de medicamentos, além de cirurgias realizadas anteriormente.

Nessa consulta, sua também será avaliada através de exames solicitados pelo médico. Opções de tratamento também  serão discutidas e escolhidas em cada caso. Além de que o cirurgião plástico vai deixar claro possíveis complicações e riscos (como sangramento, infecção ou dor).

Para demonstrar que o paciente tem ciência sobre todas as intercorrências que podem surgir é necessário a assinatura de um termo de consentimento.

Talvez seja necessário que você tome alguns medicamentos, faça exames ou até mesmo pare de fumar por um tempo. Além de que, o médico vai te instruir sobre os procedimentos a serem feito tanto antes como depois da cirurgia, além de cuidados a serem tomados

Por isso, é importante aproveitar esse momento para tirar todas as dúvidas que houverem,  como quando você poderá retornar a sua rotina, a data do retorno após a cirurgia e medicamentos necessários.

Quando devo fazer a otoplastia?

A pessoa pode fazer a cirurgia da orelha se ela possuir esse parte do corpo muito grande (chamado de macrotia), salientes – pode ocorrer em uma delas ou nas duas em diferentes graus-, ou caso o adulto tenha ficado satisfeito com uma cirurgia prévia deste local.

Qual é o preço da otoplastia no Rio de Janeiro?

O preço da otoplastia no Rio de Janeiro vai variar de acordo com os honorários do cirurgião plástico que vai realizar. E isso vai depender também da sua experiência e de qual procedimento será realizado.

Nesse custo, pode estar incluído, além dos honorários, os gastos com hospital, anestesista e exames realizados.

Para quem é indicado a otoplastia?

A cirurgia plástica de otoplastia não tem indicação específica, considerando que essa é uma decisão individual, e deve ser feita para satisfazer os próprios desejos, e não para agradar alguém ou se adaptar a uma imagem.

Crianças que geralmente são boas candidatas a essa cirurgia são saudáveis, de preferência que não possuam risco de vida ou infecções crônicas que receberem o tratamento adequado no ouvido. Devem possuir cinco anos de idade ou possuir cartilagem estável.

Já adolescentes que podem ser favorecidos com essa cirurgia são pessoas saudáveis e que não corram risco de vida com alguma doença, ou que dificultem a cicatrização. Além de que, não podem fumar.

Como a medicina não é uma ciência exata, talvez seja necessário um novo procedimento, de forma que possa alcançar um resultado melhor do que o realizado.

Como funciona a otoplastia?

A cirurgia da orelha deve ser feita em um local seguro, e que seja autorizado pela Vigilância Sanitária, com uma equipe preparada, além de equipamentos. E é importante saber que após a cirurgia, você vai precisar de alguém que te acompanhe, pelo menos na primeira noite.

O local onde foi realizada a cirurgia deve receber o curativo escolhido pelo médico, de forma que seja mantido limpo e evite infecções, além de sustentar a nova forma da orelha.

O cirurgião plástico explicará como deve ser o cuidado com a orelha, medicamentos a serem usados, também o acompanhamento no pós-operatório. E caso você sinta qualquer dor, como falta de ar ou batimentos cardíacos anormais, procure um médico imediatamente.

A otoplastia costuma seguir algumas etapas, saiba mais sobre alguns detalhes dela:

1 – Anestesia

Para que você tenha conforto e não sinta dor durante a cirurgia, você poderá receber uma anestesia geral ou sedação local e intravenosa, que será escolhida de acordo com cada caso.

 2 – Incisão

Costumam ser realizadas na parte de trás da orelha, e são utilizadas para criar ou ampliar o anti-hélice e diminuir a cartilagem da concha. Quando as incisões são feitas na frente da orelha, geralmente as dobras são escolhidas. Na parte interna, as suturas que não podem ser removidas costumam ser usadas para fixar e criar a cartilagem que foi recém moldada.

Para realizar o fechamento delas, são usados pontos externos, tendo o cuidado necessário para não haver deformação das outras estruturas.

3– Resultados da Otoplastia no Rio de Janeiro

otoplastia rio de janeiro preço

Os resultados da otoplastia podem ser visualizados quase que imediatamente, principalmente nos casos de orelhas de abanos. As cicatrizes desse procedimento ficam escondidas na parte de trás, ou sendo menos perceptivas em dobras naturais.

É normal sentir desconforto após a cirurgia, além de coceira. É importante manter as ataduras intactas, pois pode haver o risco de perder uma parte da correção, o que pode gerar a necessidade de um novo procedimento.

Se você deseja realizar essa cirurgia da orelha no Rio de Janeiro, é importante que você escolha um bom cirurgião plástico, e saiba de sua experiência. Tudo isso é tão fundamental quanto o valor da cirurgia.

Dr. Alexandre Charão é cirurgião plástico no Rio de Janeiro especializado em cirurgias plásticas como a Otoplastia. Para maiores informações sobre preços da cirurgia da orelha e agendamento de consultas, clique no botão do whatsapp abaixo.

O que achou? Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Agende via Whatsapp