A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que consiste em aspirar gordura localizada através de uma cânula, de calibre fino. Essa cirurgia oferece melhora importante no contorno corporal, desde que estas alterações sejam devidas à gordura localizada.
Para aqueles que estão acima do peso, é necessário o emagrecimento. A expectativa de resultado é muito melhor!
Sendo uma cirurgia plástica que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente.
Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros. As mulheres e homens que apresentam certo abaulamento no abdome ou em outras partes do tronco, assim como nos quadris e parte superior das coxas, poderão ter uma pele firme ou eventualmente flácida.
Indicações da cirurgia plástica de lipoaspiração
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica para o tratamento masculino e feminino das lipodistrofias, ou seja, acúmulos anormais de gordura, em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Embora muitos pensem, a lipoaspiração não é feita para perder peso, pois a maior mudança se dá na silhueta corporal e não na balança.
É importante ressaltar que o volume total de gordura a ser retirado não deve ultrapassar 5% do peso corporal.
A Lipoaspiração deixa cicatriz muito visível?
As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração são mínimas com tamanho variando entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis.
Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?
Nas primeiras semanas ou mesmo meses após a lipoaspiração, essas áreas, além de estarem sujeitas a períodos de “inchaços”, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o terceiro mês.
Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 6 a 9 meses do pós-operatório.
Qual é a anestesia usada na lipoaspiração?
A anestesia depende da área a ser operada e do volume de gordura a ser lipoaspirado. Pode ser desde anestesia local, local com sedação até peridural ou geral.
Quanto tempo dura a cirurgia da lipoaspiração?
Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 1 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Entretanto, o tempo da operação não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente na clínica de cirurgia plástica no rio de janeiro, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
O que acontece no pré-operatório?
Resumidamente, ao entrar no centro cirúrgico onde acontecerá a cirurgia plástica de lipoaspiração, a equipe preparará o paciente para realizar a cirurgia com toda a segurança. Vários monitores são instalados, a antissepsia da pele é feita, meias anti-trombose são instaladas nas pernas, um acesso venoso é providenciado e etc.
O pós-operatório Lipoaspiração é muito doloroso?
A dor da lipoaspiração é controlada com uma combinação de analgésicos potentes. Algum grau de dor vai acontecer, mas é realmente muito subjetivo. Estar dor diminui bastante ao fim da primeira semana. Aos pacientes que precisam voltar logo ao trabalho ou que tem sensibilidade aumentada à dor geralmente recebem a orientações para fazer a Lipoaspiração a laser.
Geralmente há edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que cedem por volta de 10 a 14 dias. O edema pode se manter por até 60 ou 90 dias. Cintas e modeladores são mandatórios por no mínimo 30 dias e está indicada a drenagem linfática realizada por profissional habilitado.
Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de seis meses de pós-operatório.
Tempo de Internação da lipoaspiração no Rio de Janeiro (RJ):
Varia de 12 a 24 horas, dependendo do volume da lipoaspiração
Lipoescultura antes e depois – Recomendações pré-operatórias:
- Comunicar-se com seu cirurgião plástico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
- Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.
- Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
- Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 4 a 5 dias.
Lipoescultura antes e depois – Recomendações pós-operatórias:
- Evitar esforços por 8 dias.
- Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentado(a), assim como evitar ao máximo esforços máximos.
- Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 1 semana.
- Obedecer à prescrição médica.
- Voltar ao consultório para os curativos subsequentes, nos dias e horários estipulados.
- Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de olvidar-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-lo(a) a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos. Vale ressaltar que entre o 3o. e o 5o. dia pós-operatório, poderá haver uma discreta depressão emocional ou mesmo física. Isto é previsto e explicável pela recuperação do seu organismo, em prol da sua fisiologia corporal.
- Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com o seu cirurgião plástico, e somente com ele, quaisquer dúvidas que possam advir.
- Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica ( carnes, ovos, leite ) assim como o uso de frutas.
- Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.
