O processo de cicatrização pode ser bem delicado para quem passou por uma cirurgia plástica recentemente, mas ele pode ser auxiliado por meio de alguns chás. Conheça!

Fazer uma cirurgia plástica é ótimo, pois ela mexe com vários aspectos da pessoa que vão além da questão física – é o exemplo da autoestima e aceitação própria. Porém, sempre recomendo aos meus pacientes que, após o procedimento cirúrgico em si, é muito importante ficar de olho no período de pós-operatório.

Cada pessoa tem um organismo único e, por isso, cada uma pode ter um processo de pós-operatório diferente da outra. É claro que a cada cirurgia que faço, instruo minuciosamente a pessoa sobre o que ela deve ou não fazer durante aquele período de tempo – e cada procedimento necessita de cuidados específicos.

Um dos pontos importantes para uma boa recuperação da cirurgia plástica é manter uma alimentação equilibrada e com os nutrientes necessários para que o corpo possa se recuperar da melhor maneira. Além disso, o repouso também ajuda – e muito – para que a recuperação seja saudável e completa.

Mas, fora tudo isso já comentado, tem mais um item que pode ajudar nesse processo, principalmente para a cicatrização: os chás. Conhecidos pela sua variedade de benefícios à saúde, alguns chás são excelentes no auxílio para cicatrizar cortes e feridas. Confira abaixo 5 deles!

EUCALIPTO

Quando o assunto é medicina natural, o eucalipto sempre está no meio. Isso acontece porque ele é conhecido pela melhora que proporciona a casos de dor no nervo ciático além de também ajudar a amenizar os sintomas de sinusite e melhorar o aspecto de cicatrizes.

CAMOMILA

Por conta de suas propriedades antibacterianas, a camomila é uma ótima aliada na hora da cicatrização. Tanto o chá, quanto a flor aplicada diretamente na pele, ajudam a fechar a cicatriz, além de também acelerar o processo da melhora em edemas.

ALOE VERA (BABOSA)

Quem é que nunca ouviu falar que o aloe vera, popularmente conhecido como babosa, é ótimo para a cicatrização? Além da cicatriz, a planta também auxilia em queimaduras e cortes – e tudo isso porque ela é capaz de reidratar o tecido da pele que foi danificado.

ARRUDA

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a arruda não serve só para benzimentos – ela é ótima também na hora da cicatrização do pós-operatório de cirurgias plásticas devido ao seu alto poder anti-inflamatório. A indicação é de ingerir uma xícara por dia do chá dessa erva.

CAROBINHA

Pouco conhecida entre os brasileiros, a carobinha é uma planta típica da região que vai de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul e pode ser encontrada facilmente em casas de ervas. Por conta de sua propriedade cicatrizante, ela ajuda sobre problemas cutâneos e feridas.

Conhece mais algum chá que pode ajudar na hora do pós-operatório? Então compartilhe aqui nos comentários, tenho certeza que, além de mim, mais pessoas irão gostar de descobrir isso!

Mas, se você tem vontade de fazer uma cirurgia plástica, mas não sabe por onde começar, sugiro que agende uma consulta comigo pelos números: (21) 2137-5444 | (21) 98012-0075.

Fontes:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *