O sucesso de uma cirurgia plástica também está ligado à sua cicatrização. Confira os cuidados e os produtos disponíveis no mercado para o melhor resultado da sua plástica

A cirurgia plástica foi tranquila, a recuperação um sucesso, mas mesmo assim, a cicatriz parece não estar de acordo…O que fazer nessa situação pós operatória? Isso é raro de acontecer com meus pacientes, mas quando ocorre eles recebem orientações sobre todos os cuidados que podem contribuir para amenizar essa situação.

Ninguém quer que isso aconteça, porém, pela característica da pele e do processo de cicatrização de cada pessoa, essa tão temida marca pode se formar. Mas não se preocupe!

Existem algumas opções de produtos que contribuem para uma boa estética da cicatriz.

Siga sempre as instruções e logo logo você poderá exibir os resultados da sua cirurgia.

O que eu posso fazer para prevenir a formação de uma cicatriz indesejada após uma plástica?

Uma cicatrização bem sucedida é um passo importante para o sucesso da sua cirurgia plástica por completo. Muitos pacientes me perguntam o que pode ser feito para evitar que a cicatriz fique marcada e eu normalmente indico produtos que servem para nutrir a pele, como por exemplo o Cicatricure, que é bem conhecido e que contribui para o processo de cicatrização.

cicatricure pomada e gel

Além dele, tem o gel de silicone Skimatix, que também ajuda a manter o equilíbrio da umidade da pele, enquanto auxilia na manutenção da superfície cicatrizada, assim como a Contractubex, que também previne o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e queloides.

Esses produtos são utilizados quando já foram tirados os curativos, ou seja, de 10 a 15 dias após a cirurgia plástica.

Minha cicatriz está começando a engrossar, o que eu faço?

Existem alguns produtos que podem ajudar a amenizar esse problema. Se a cicatriz está ficando mais alta, grossa, eu recomendo o creme Drenison, que possui ação anti-inflamatória, antipruriginosa (diminuição da coceira) e vasoconstritora, que contribui para reduzir o inchaço no local.

Existe também uma fita adesiva de silicone pós-cirúrgica para cicatrização que é bastante indicada, principalmente se a pessoa não gosta de ficar passando creme. A fita ajuda a manter um nível contínuo e adequado de hidratação da cicatriz, uma vez que esse local não possui a mesma oleosidade da pele normal. Ela é indicada para auxiliar nos tratamentos de cicatrizes hipertróficas e queloides.

Outro produto bastante utilizado é o gel contra cicatrizes a base de alantoína e pantenol combinação exclusiva de extratos botânicos que ajuda a relaxar, suavizar e atenuar o aparecimento de cicatrizes, inclusive aquelas irregulares ou manchadas.

De que forma eu posso contribuir para garantir uma boa cicatrização?

Não deixe de fazer a sua parte para isso, ok?

Os produtos citados podem ajudar nesse processo, mas esse cuidado diário depende muito de você! É importante fazer as consultas posteriores e sempre relatar ao seu cirurgião sobre qualquer problema. Esse é o acordo que tenho com meus pacientes. Se a pessoa retorna muito tempo depois com graves problemas na cicatriz, fica mais difícil ajudá-la, sendo que ela própria não fez sua parte.

E se houver alguma problema mais sério na cicatrização?

Quando alguma paciente desenvolve algum problema mais grave em relação à cicatrização, já indicamos procedimentos que podem ajudar na reconstrução dessa pele, como, por exemplo, a injeção de corticoide que é bem eficaz na tentativa de paralisar o crescimento ou minimizar o queloide, podendo até diminuir sua espessura.

Tem também a betaterapia, que é indicada para pessoas que já sofreram com queloides em outras situações. Neste caso, o procedimento é feito precocemente, evitando que o problema apareça e, por isso, a primeira sessão de betaterapia é feita 24 horas após a cirurgia, para atuar desde o início da cicatrização.

Possui dúvidas? Fique tranquila(o)!

De qualquer maneira, fique tranquilo em relação a todas essas questões, pois elas serão devidamente esclarecidas durante a nossa consulta inicial. O risco é muito pequeno para impedir você de fazer a sua tão sonhada cirurgia plástica por medo de cicatriz. Foque no melhor resultado e assim será!

Agende um horário para que possamos conversar sobre a sua necessidade.

Te espero no meu consultório, no rio de janeiro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *