O pós-operatório é muito importante em qualquer procedimento cirúrgico. Confira abaixo alguns cuidados com a lipo que você precisa ter.

 

Digo sempre aos meus pacientes que estar de bem com o seu próprio corpo não tem preço. É por isso que faço questão de conversar com eles no pré-operatório sobre o passo a passo que precisa ser seguido após a cirurgia ser realizada. Pensando nisso, reuni nesse texto os cuidados com a lipo que precisam ser tomados – assim, o resultado alcançado será exatamente aquele que você sempre quis!

 

Primeiramente, acho válido explicar para que serve uma lipoaspiração. Quem tem algumas gordurinhas indesejadas espalhadas pelo corpo, mesmo com dietas e atividades físicas, sabe o quanto isso é desconfortável – e é aí que entra o procedimento. Ótima para quem quer ter um contorno do corpo mais definido, a lipoaspiração pode ser feita em diferentes regiões, como coxas, braços, cintura e costas.

 

Mas, atenção: essa cirurgia não substitui a prática de exercícios físicos, muito menos trata a obesidade. Por isso, é importante ter em mente de que a lipoaspiração não é um meio para te fazer emagrecer. Ela, na verdade, serve para dar um fim nas gorduras do corpo que eventualmente ficaram acumuladas após um período de intenso emagrecimento.

 

E para que a cirurgia alcance bons resultados, algumas recomendações existem.

 

OS CUIDADOS COM A LIPO QUE PRECISAM SER TOMADOS

 

O ato da cirurgia em si não é a única coisa a ser feita – muito pelo contrário: há todo um processo antes e após dela. No pré-operatório, busco responder a todas as dúvidas que o paciente tenha; já no pós, alguns cuidados com a lipo precisam ser tomados – e, além disso, acompanho de perto meus pacientes para ver se tudo está correndo bem.

 

A recuperação da cirurgia deve ser feita de maneira responsável, respeitando todas as indicações do cirurgião e tempo de repouso – principalmente nas primeiras 48 horas. Confira abaixo as indicações que sempre passo aos meus pacientes que passaram por uma lipoaspiração:

 

CUIDE DOS CURATIVOS

 

Seguindo as minhas instruções bem certinho, não tem com o que se preocupar nesta etapa. Você deverá trocar as bandagens diariamente, até a retirada dos pontos – que normalmente acontece entre 7 e 14 dias após a cirurgia. É de essencial importância que você não deixe de fazer essa higienização, pois a pele da região operada fica muito sensível, podendo desencadear alergias ou infecções.

 

MUITA ATENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO

 

Não são recomendadas dietas restritas para pessoas que estão em recuperação de alguma cirurgia. Por isso, invista bastante em frutas, verduras e legumes, pois são alimentos ricos em nutrientes essenciais para fortalecer a saúde.

 

USE CINTA MODELADORA

 

Necessária no processo de desinchaço, a cinta modeladora acelera a absorção dos líquidos e ajuda a evitar depressões que possam vir a ocorrer na área lipoaspirada. Por mais que você ache que seu uso será desconfortável, saiba que esse acessório ajuda na cicatrização e na sensação de bem-estar. Recomenda-se o seu uso ente 40 e 60 dias.

 

ATENÇÃO AO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO

 

As cicatrizes da lipoaspiração possuem um tamanho bem pequeno, cerca de 1 cm. Porém, para que ela não incomode, alguns pontos são bem importantes de serem seguidos:

  • Evite fumar por cerca de 1 mês após a cirurgia.
  • Evite a exposição solar por, pelo menos, 1 mês.
  • Não levantar peso ou fazer esforço entre 20 e 60 dias.

 

NÃO ESQUEÇA DAS DRENAGENS LINFÁTICAS

 

Fundamental na eliminação do inchaço, as drenagens linfáticas são ótimas nesse processo de recuperação. Por isso, converse com o time da Clínica Lifecare sobre esse procedimento, pois esse cuidado é de grande importância dentre os cuidados com a lipo que você deve ter.

 

Caso você tenha alguma outra dúvida sobre a sua lipo ou os cuidados que ela pede, entre em contato comigo. Vou adorar receber você para uma consulta, é só ligar no (21) 2135-8174 ou (21) 98012-0075.

 

Fontes:

2 Responses to CUIDADOS COM A LIPO: GARANTA UM MELHOR RESULTADO
  1. Quando eu era mais jovem fiz uma lipoaspiração e tive pouco resultado e retorno das medidas em pouco tempo. No início do ano fi uma lipo com o Dr Alexandre e segui as recomendações e estou muito muito satisfeita com os resultados da cirurgia plástica.

    • Dr. Alexandre Charão 2018-07-18 at 18:46 Responder

      Obrigado Carla pelos elogios, estamos sempre melhorando para atender bem nossos pacientes e oferecer resultados que superem as expectativas!


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *