Rinoplastia (Nariz)

A rinoplastia é a cirurgia das mais tradicionais no âmbito da cirurgia plástica. É aquela que mais chama a atenção pelos resultados, devido ao fato de se modificar o contorno facial do paciente. É uma das condutas que mais evoluíram nos últimos anos, permitindo atualmente resultados estéticos e funcionais, com preservação dos elementos anatômicos nobres do nariz.

rinoplastia - antes e depois

Dúvidas sobre rinoplastia

Leia com atenção estas perguntas e respostas sobre Rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) pois estas são dúvidas muito comuns em relação a esta cirurgia plástica. Se for necessário, imprima e leve no dia da consulta, assinalando nestas folhas os tópicos que não ficaram claros.

É importante ressaltar que seu médico só poderá tirar todas as dúvidas e propor um tratamento DEPOIS da conversa e exame do paciente.

Em outras palavras, não é possível fazer um diagnóstico preciso e nem planejar um tratamento cirúrgico somente baseado em sites e troca de emails. A presença no consultório é obrigatória para esclarecer mais dúvidas e conhecer o cirurgião plástico.

Vídeo contendo dicas sobre a rinoplastia

Não sou do Rio de Janeiro. Posso fazer uma cirurgia plástica no nariz (rinoplastia) com o Dr Alexandre Charão?

Sim!

O Dr Alexandre Charão já realizou várias operações em pacientes de outras cidades, estados e países. A etapa mais complicada e que demanda um maior planejamento é o pós operatório. Para os pacientes que residem fora do rio de janeiro, existe uma série de procedimentos (como o uso de fios absorvíveis) que podem ser executados visando uma menor quantidade de retornos à clinica de cirurgia plástica.

Rinoplastia – A cirurgia estética do nariz deixa cicatrizes?

Praticamente não existem cicatrizes aparentes na rinoplastia. Isto porque as incisões (cortes) são feitas dentro do nariz ou nos sulcos; consequentemente deixam vestígios inaparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis.

Em outros casos, uma cicatriz imperceptivel é colocada na columela (parte inferior do nariz) quando o médico opta pela rinoplastia aberta.

Rinoplastia – quanto custa? Qual o valor?

Cada cirurgião plástico possui seu próprio método para calcular o preço ou o valor para uma cirurgia plástica no nariz (rinoplastia). Para o Dr Alexandre Charão informar o preço, é necessário que haja uma entrevista inicial paga. Só dessa forma será possível fornecer uma estimativa de valores coerente com as demandas do potencial paciente.

Lembramos que estes valores poderão ser parcelados no cartão ou no cheque.

Se tiver interesse, acesse quanto custa uma cirurgia plástica?

Poderei escolher a forma que eu desejar para o meu futuro nariz?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião plástico deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade da face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face.

Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido, dentro das nossas possibilidades e acompanhando a forma do seu nariz, pele, estrutura cartilaginosa antes da cirurgia, formato do rosto, tamanho do corpo etc.

Cirurgia plástica no nariz antes e depois – O resultado é imediato?

Não!

Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (logo após a retirada do gesso, em torno do 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente em torno do 6º mês.

Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que raramente ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

Cirurgia Rinoplastia – Como ficará minha respiração após a cirurgia plástica?

A Rinoplastia estética também visa melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas estão alteradas. Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório imediato (algumas semanas), isto se deve ao fato de haver edema na parte interna do nariz. O movimento de válvula respiratória também fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas nasais. Com o decorrer do tempo isto se normaliza.

Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo; este será corrigido, se necessário, na mesma intervenção. Raramente a correção simultânea de septo e dos cornetos demanda cuidados especiais, nestes casos a cirurgia estética deverá ser feita numa segunda oportunidade, após a primeira correção pelo Otorrinolaringologista.

Sofro de Coriza constante, a cirurgia poderá aliviar este sintoma?

A prática nos mostra que, em alguns casos, após realizada a rinoplastia desaparecem os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos.

O importante é esclarecer que raramente as funções respiratórias ficam prejudicadas após a rinoplastia, desde que esta seja conduzida dentro dos cuidados que a delicada intervenção demanda.

Por quanto tempo persiste o resultado obtido?

O resultado de uma Rinoplastia é praticamente definitivo. Apenas deve-se ressaltar que após a 5a década de vida, qualquer nariz começa a apresentar alterações morfológicas devido à transformação da qualidade da pele que o reveste.

A cirurgia estética do nariz é considerada como “pequena” ou “média”?

Raramente a Rinoplasia determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, esses eventuais imprevistos são passíveis de correções posteriores, mediante “retoques”, permitindo-nos obter o resultado almejado.

cirurgia-de-nariz-rinoplastia-500x197Os possíveis imprevistos não devem ser confundidos com as formas intermediárias pelas quais passa o nariz, no pós-operatório mediato, até que atinja sua forma definitiva.

Quaisquer dúvidas a respeito de uma possível complicação pós-operatória serão esclarecidas pela nossa equipe, que se antecipará a informá-lo a respeito disto sem qualquer constrangimento.

Qual o tipo de anestesia que se utiliza para a operação?

A preferência é pela anestesia geral pois traz mais conforto para o paciente e para o cirurgião. É raro utilizarmos outras formas de anestesia como a local pura ou com sedação.

Quanto tempo demora a cirurgia plástica no nariz?

Varia bastante, de 1 a 3 horas dependendo da complexidade do caso. Existem técnicas mais antigas que estão caindo em desuso (pois trazem resultados artificiais) que são anunicadas como rápidas (40 minutos). Alguns casos de rinoplastia secundária podem chegar até 5 horas de cirurgia. Outro fator que prolonga a cirurgia é a necessidade de fazer a septoplastia ou a turbinectomia.

Qual o tempo de internação?

De 12 a 24 horas.

São utilizados curativos na cirurgia? Quantos?

Após terminar a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com gesso, que o recobre totalmente. Esse gesso permanece por 7 a 14 dias sendo retirado no consultório. Poderá ou não ser utilizado o tamponamento nasal (com gases vaselinadas), que é deixado por 48 horas. O gesso é importante para a 1ª fase da modelagem do nariz. Existe também um curativo feito de Micropore, por baixo do gesso, que permanece até 14 dias.

Ouvi dizer que o nariz sangra nos primeiros dias. Isto é verdade?

Existe um pequeno sangramento através do tamponamento de gaze, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto não deverá ser motivo de preocupação. Um curativo logo abaixo da abertura do nariz é conservado propositadamente a fim de aparar esse sangramento. Este curativo adicional poderá ser trocado em casa tantas vezes quanto necessário.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não. A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos. Quando há dor, geralmente esta ocorre na troca dos curativos, na retirada do gesso ou na retirada do tampão nasal.

Há perigos nesta cirurgia plástica no nariz?

Raramente uma rinoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O índice de complicações em cirurgias plásticas é menor do que em outras especialidades médicas.

Em que posição deverei dormir nos primeiros dias após a cirurgia?

Sempre com a cabeça discretamente elevada. Pode-se girar a cabeça para os lados mas nunca a ponto de se apoiar ou encostar o gesso ou o nariz no travesseiro.

Quando poderei tomar sol?

Geralmente após o 3º dia pós-operatório. Não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Entretanto, para exposições longas (praia, piscina), aconselha-se aguardar um período mínimo de 15 dias para que eventuais equimoses (manchas roxas) possam desaperecer.

Qual a evolução pós-operatória?

O paciente não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edema (inchaço), manchas e dificuldade respiratória nos primeiros dias são comuns a todos os pacientes. Evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo.

Caso não esteja, não se preocupe, seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção das pessoas. Algumas perguntarão “algo de errado não está acontecendo?”. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida a nossa equipe.

Em tempo: geralmente existe um período de euforia, logo que se retira o gesso (7º dia). Em raros casos, uma discreta ansiedade advém, em decorrência do aspecto transitório do edema e das manchas sanguíneas. Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes.

Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês pós-operatório.

Para finalizar: O resultado da cirurgia estética do nariz compensa?

É claro que sim! Toda cirurga plástica traz melhorias na nossa imagem corporal e principalmente na nossa auto-imagem. Dentre as cirurgias estéticas, a do nariz é uma das que mais proporcionam satisfação. Lembre-se do que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta, seu problema ou queixa será ouvido atentamente e a solução adequada será proposta para o SEU caso.

Traumas relacionados com a imagem pessoal e auto-estima podem e devem ser corrigidos com a Rinoplastia, não esqueça disto.

Recomendações pré-operatórias – rinoplastia

  1. Comunicar-se conosco até dois dias antes da cirurgia, em caso de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta.
  2. Internar-se no Hospital indicado, obedecendo ao horário estabelecido.
  3. Em caso de internar-se no mesmo dia da operação, comparecer ao hospital totalmente em jejum devido à anestesia geral.
  4. Evite bebidas alcoólicas ou refeições abundantes na véspera da cirurgia.

Recomendações pós-operatórias – rinoplastia

  1. Evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias.
  2. Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário.
  3. Cuidados especiais para com o gesso: não traumatizar o curativo, evitar a umidade ou a tentação de “retirá-lo para ver como ficou o nariz”.
  4. Obedecer à prescrição médica (receita).
  5. Voltar ao consultório p/curativo, no dia e hora indicados.
  6. Não se preocupar com as narinas obstruídas. Aguarde a retirada dos tampões, este incoveniente é necessário porém temporário.
  7. Evitar sol de praia no período de 15 dias. Poderá, entretanto, expor-se ao sol ocasional de rua a partir do 3o dia.
  8. Não usar óculos até que seja autorizado.
  9. Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases (o nariz está inchado).
  10. Tire conosco quaisquer dúvidas. Evite sensibilizar-se pelas opiniões dos amigos nesta fase inicial.

Quanto custa a rinoplastia no Rio de Janeiro?

Quanto aos preços e valores da cirurgia de rinoplastia, o CRM proíbe a publicação on-line. Devido à esta restrição, o custo exato da cirurgia será informado pelo Dr. Alexandre Charão somente na consulta inicial que acontecerá em sua clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro. Esta consulta dura 01 hora ou mais. A cirurgia plástica pode ser parcelada.

O agendamento pode ser feito pelo (21) 2317-5444, pelo (21) 98012-0075 ou ainda clicando em agendamento.

- - - - - - - - - - - - - - - - -

Interessado?