Listei as principais dúvidas que acompanham quem procura por cirurgia pós-bariátrica.

Quando pacientes que procuram a cirurgia pós-bariátrica entram em meu consultório, junto com eles entram várias dúvidas. E isso é muito natural.

Afinal, se quando vamos ajustar uma calça ou camisa no costureiro já fazemos algumas perguntas, imagina quando esse ajuste é na própria pele!

Pensando nisso, listei aqui os principais grilos, medos e outras dúvidas que já encontrei ao longo desses mais de 20 anos de cirurgias plásticas.

DR. ALEXANDRE, EXISTE RISCO NA CIRURGIA?

Essa é uma pergunta que 11 em cada 10 pacientes me fazem, e que sempre brinco ao responder: “Sem sorte não se come nem um chicabom”, como dizia nosso Nelson Rodrigues.

Quando falamos em cirurgia, sempre existe um risco. Mas para você não precisar contar somente com a sorte, procure sempre profissionais e clínicas certificadas e especializadas.

Os cuidados pós-operatórios também são extremamente importantes para minimizar os riscos de infecções, edemas, e problemas mais sérios como trombose e embolia. Por isso, siga à risca todas as recomendações de seu médico, e não dê muito ouvido ao Dr. Google.

A CIRURGIA PÓS-BARIÁTRICA SEMPRE É NECESSÁRIA?

Pergunte a um vendedor de carros se você deve trocar de carro e a resposta quase sempre vai ser sim. Mas neste caso, eu digo que não!

Alguns pacientes que perdem peso rapidamente conseguem conter a flacidez. Mas isso exige muito exercício físico, e são poucos os casos. Para os pacientes em que a cirurgia pós-bariátrica é indicada, pensamos sempre no equilíbrio da estética com a saúde.

QUANTO TEMPO ESPERAR PARA FAZER A CIRURGIA?

Se tem uma pergunta para a qual não existe uma reposta definitiva, certamente é essa. Cada paciente reage de um jeito, e deve ser tratado individualmente. Em alguns caos, recomendamos a cirurgia depois de 1 ano da estabilização do peso. Já em outros casos, fazemos em 6 meses.

O importante é planejar bem todo o processo. Por isso recomendo que você procure o cirurgião plástico ao mesmo tempo em que você está planejando a cirurgia bariátrica.

QUAIS AS ÁREAS DO CORPO ONDE É FEITA A CIRURGIA?

Aqui também vai depender muito do corpo de cada paciente. Mas as regiões mais comuns são o abdômen (abdominoplastia), os seios (mamoplastia), os braços (braquioplastia), coxas e pernas (lift crural), e no rosto (lift facial).

A lipoaspiração também é utilizada na cirurgia pós-bariátrica, corrigindo o culote, glúteos, e reduzindo a gordura das pernas, braços e abdômen.

Essas são algumas das principais dúvidas que acompanham os pacientes sobre a cirurgia pós-bariátrica. Mas se você tem outras perguntas, estou à disposição para conversarmos. Marque uma consulta!

Um grande abraço,

Dr. Alexandre Charão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *